Reduza o uso de sacolas plasticas - "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante".!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Poluição Sonora


Poluição Sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados normais para os seres humanos.
Poluição sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados normais para os seres humanos.Quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.
O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc.
 Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.
Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:
 Insônia (dificuldade de dormir);
 Estresse
 Depressão
 Perda de audição
 Agressividade
 Perda de atenção e concentração
 Perda de memória
 Dores de Cabeça
 Aumento da pressão arterial
 Cansaço
 Gastrite e úlcera
 Queda de rendimento escolar e no trabalho
 Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído).

Mais apesar de todos os males causados pela Poluição Sonora moradores da Av. João Durval Carneiro reclamam do funcionamento desmedido de um Posto de Lavagem de Proprietário do Vereador Robson Mauro Ribeiro, segundo os moradores os equipamentos usados no posto estão causando um barulho acima do normal para os padrões aceitáveis, o morador Sr. Bento Queiroz Fraga que reside no local a mais de quarenta anos disse ter procurado o Ministério Publico onde foi orientado a dar uma queixa na Delegacia Policial da cidade.
Segundo o Sr. Bento e sua Esposa D. Noemia já não é mais possível um dialogo com o filho do dono do posto que até os ameaçou de agressão  sendo que a verbal e quase que rotineira, em seu depoimento ao Blogue o Sr. Bento diz, "como pode uma pessoa que ganha o nosso dinheiro para legislar o Município ser conivente com este descaso com a saúde dos moradores desta área  Minha esposa anda doente com tanto barulho e eu estou no mesmo caminho, minha pressão cardíaca que era normal ate bem pouco tempo, mais tem andado alta ultimamente e não tem mais a quem recorrer a não ser atravez da imprensa, eu peço pelo amor de Deus ao dono deste Posto O Vereador “Bauro” que adote providências junto ao seu filho Netinho pois o mesmo esta trazendo o desconforto e levando embora nossa saúde, já não se pode assistir mais televisão, ouvir um programa de radio pois estamos a ponto de enlouquecer, é comum ate altas horas da noite chegarem com carros com o volume do som bem alto prejudicando o nosso descanso físico, aqui a um tempo atras era uma paz mais com a chegada desse cidadão nosso sossego acabou'.


A legislação brasileira fornece diversos instrumentos de prevenção à ocorrência da degradação ambiental em estudo, ferramentas integrantes da política urbana, tais como o plano diretor, o zoneamento, o estudo prévio de impacto ambiental, o estudo prévio de impacto de vizinhança, entre outros, previstos na Lei 10.257/01, o Estatuto da Cidade.
Há, ainda, meios processuais coletivos para a contenção das atividades poluidoras, tais como a Ação Popular e a Ação Civil Pública. Esta última podendo ser proposta também por órgãos destinados à defesa dos direitos difusos, tais como a Delegacia do Meio Ambiente (artigo 82, inciso III, do CDC c/c artigo 21 da LACP).




Nenhum comentário:

Postar um comentário