O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou na tarde desta quinta-feira (15), na sede do governo municipal, no Centro, um protocolo de intenções com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) que prevê o fim da distribuição de sacolinhas plásticas em supermercados da capital paulista. A associação diz que o projeto não é impositivo, por isso não haverá fiscalização. O objetivo é conscientizar a população.
Além de Kassab, assinaram o protocolo o secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas. Segundo a Prefeitura, o projeto prevê o fim da distribuição a partir de 25 de janeiro. Três redes de supermercado apóiam a medida: Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart. Essas empresas deixarão de distribuir 1,7 bilhões de sacolas descartáveis em suas 600 lojas no estado.
Os supermercados irão oferecer a partir da data, como alternativa, sacolas biodegradáveis compostáveis feitas de amido de milho e sacolas reutilizáveis. Elas serão vendidas a preço de custo. A iniciativa da Apas faz parte da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, lançada oficialmente nesta quinta-feira na capital paulista. Ela teve início em Jundiaí, no interior de São Paulo, em 2010, com a proposta de estimular a troca das sacolinhas no comércio.
Fonte: G1globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário